4 de mar. de 2008

Cartas para depois que eu for (I)

Sempre pensei em como seria depois que eu morresse e fossem mexer nos meus objetos - para matar saudade e jogar fora tantas tralhas que guardo. Será que achariam graça ou iriam ficar surpresos (ou até mesmo chateados)?

Não guardo nada tão importante, mas com certeza algumas coisas seriam impactantes para algumas pessoas. Por isso, pensei em deixar junto com elas uma carta explicando coisas talvez inexplicáveis.

Já pensou em escrever uma carta para cada pessoa que foi (ou ainda é) especial para você? Uma carta onde você estivesse livre para escrever o que quisesse, já que não estaria mais aqui ao ser lida?

Pensei nisso e em quem seriam essas pessoas. Difícil elencá-las de uma só vez. Aos poucos novos nomes aparecerão, com toda certeza.

Mas de qualquer forma escolhi começar por você. Afinal, ninguém é mais importante para mim.

Mãe, se você está lendo esta carta é porque eu "fui" antes, o que certamente está causando-lhe imensurável dor. Sempre tive medo em imaginar o dia que você fosse, mas imaginava que eu precisaria passar por isso para que você não passasse. Sinto muito que não tenha sido assim.

Peço desculpas por todas as vezes que não tive a paciência que você merecia, e também por todas as vezes que deixei de dizer o quanto te amava, apesar de ter certeza que você sabe do meu amor imenso.

Agradeço por tudo que fez por mim e por tudo que enfrentou e até mesmo por aquilo que abdicou. Poucas pessoas podem ter se sentido tão amadas pela mãe como eu e a minha irmã. Você é maravilhosa!

Quero pedir que depois do choro, inevitável, volte a sorrir, a fazer as coisas que gostávamos. Vá à piscina, curta a natureza, relaxe. Assista a filmes, seriados, novelas, viva sem remorso, sem se sentir culpada por eu não estar aí. Não duvide nunca que me fez muito feliz e que sou muito grata por tudo o que me deu e por tudo que conquistei, que sem você não seria possível.

Se não quiser guardar minhas coisas não irei me importar, mas peço que tente encontrar pessoas que possam aproveitá-las. Dê, por exemplo, os livros para quem vá lê-los. As cartas para quem as escreveu (ou para quem eram os destinatários, já que escrevi tantas vezes sem enviá-las). Escolha alguns objetos para guardar numa caixa para de vez em quando matar saudades de mim. Esta caixa também poderá servir para outras pessoas, depende do que guardará nela.

Talvez eu até faça uma caixa enquanto tiver tempo. Lembra que falei em juntar várias coisas para fazer um "museu"(rs). Pois é, de repente eu deixo lá dentro as cartas (essa e as que pretendo escrever). Talvez seja um bom lugar para deixar recordações das pessoas que amo. Quem sabe essas pessoas depois até queiram os objetos? Poderia ser uma forma delicada de agradecê-los por tudo que representaram para mim.

Bem, uma carta para você não poderia ser escrita de uma só vez. Nem mesmo poderia ser uma só carta.

Temporariamente termino por aqui, com a esperança de que ainda terei tempo para escrever mais, para você e para as demais pessoas que entrarão na minha lista.

Um beijo muito especial e com muito amor,

Sua filha

2 comentários:

Marcio Sarge disse...

Oi Lorena! Vim aqui pra agradecer sua visita ao meu Blog e seu comentário e acabei me emocionando.
Que belo texto e surreal!

Parabens!

Anônimo disse...

SURREAL mesmo !!! Cheguei a chorar, e eu tambem vou ter uma ??? Argh... Voce nem pense nisso, hein !!!??? Eu nao vou ser a ultima e sim a primeira !!! Vou fazer uma para voce tambem !!!